Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Da ficção de Agustina Bessa-Luís, a par das delícias da leitura de uma Escrita de Qualidade invulgar, sempre me ficou o travo de ausência de Mundo, nas confinadas vidas daqueles lavradores durienses, ou de burguesias provincianas equiparáveis, sem que a tensão dramática pudesse resgatar, pela universalidade das identificações, embora não necessariamente auto-identificaçoes. Coisa bem outra me surgia quando as temáticas eram personagens Históricas, quais Santo António ou Pombal, para exemplificar com uma figura que prezo e outra a que sou hostil. Aí, a dimensão do pretexto parece-me incontestavelmente à altura da do tratamento.
Nesta linha de raciocínio, só posso congratular-me com o facto de a Guimarães Editores ter lançado uma recolha rara de um Filão que a merece: sob forma dicionarística, a composição de abordagens não-ficcionais de assuntos dos mais variados, perdidas antes numa paleta de géneros crativos, desde o previsto para a comunicação oral ao circunstancialismo de artigos de jornal. O trabalho do Meu Querido Amigo Manuel Vieira da Cruz e de Luís Abel Ferreira, seleccionando e organizando, corresponde pois, não apenas à prospecção mineira, como, igualmente, à lapidagem das gemas. Obtemos, enfim, a indução formalmente apelativa da reflexão conversacional sobre muitos temas do quotidiano, liberta artisticamente da obrigação de sistematicidade e dos bordões do vocabulário técnico da Filosofia.
Um exemplo, de escolha quase aleatória:
Lucidez
Demasiada lucidez é culpada num mundo de cegos, que com a cegueira se contemplam sem desastre de maior.
O que parece de aceitar como júbilo de ver expresso um sentir profundo, também nosso, daqueles que vivem no meio-termo entre os que pensam serem as sombras que a invisualidade permite descortinar o próprio Mundo, ou os imaginativos que se julgam com visão mais apurada que o resto, outra forma de não (se )exergarem.
Quem não tenha paciência para mastigar este indigesto paleio, cinja-se ao que sugiro na forma como intitulei o post. Está lá tudo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
óptimo, pode alargar a área de fogo controlado par...
Maria,num terreno da minha família foi o Estado qu...
a ideia de que é impossível juntar várias parcelas...
Não sei responder
Se o pagamento é feito contra a demonstração de qu...