Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A brilhante selecção da era Queiroz

por Pedro Correia, em 11.09.08

Há 15 anos que a selecção nacional de futebol não perdia em casa um jogo das eliminatórias para o Campeonato do Mundo. A última vez que isso aconteceu foi... com Carlos Queiroz. Que agora, de novo ao comando da selecção, mostra-se fiel ao seu currículo. Quem ontem viu o jogueco em Alvalade contra a Dinamarca, que veio cá ganhar-nos 3 a 2, deve estar satisfeitíssimo com Queiroz, que recebeu o apoio unânime dos comentadores desportivos quando Madaíl o escolheu como substituto do odiado Scolari. Com o brasileiro, Portugal nunca falhou uma qualificação. Foi vice-campeão da Europa e classificou-se na quarta melhor posição do mundo. Depois de vermos ontem aquele festival de golos falhados, com o inevitável Nuno Gomes a chutar para a bancada uma bola com a baliza aberta três metros à sua frente, a nova estrela Danny a desperdiçar também escandalosamente um golo que lhe fora oferecido de bandeja e o guardião Quim que parecia trazer ao pescoço um letreiro com a frase "Volta, Ricardo, estás perdoado", nem a certeza da qualificação podemos ter. Esperem pela Albânia, pela Suécia e pela Hungria...

Como sempre antevi, ainda hei-de vê-los todos com saudades de Scolari. A vida dá muitas voltas. E o futebol ainda mais.


27 comentários

Sem imagem de perfil

De Francisco Falé a 11.09.2008 às 15:44

Mais voltas que a vida e que o futebol , têm os jornalistas, que aplaudem, louvam, matam e esfolam ao sabor de resultados. E sobretudo têm o horroso e destetável hábito de generalizar as coisas, para já não dizer a mania que sabem de tudo e mais alguma coisa.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.09.2008 às 15:49

O mal do Queiroz foi ter metido aquele rapazito baixinho do Sporting...
Sem imagem de perfil

De Helder Robalo a 11.09.2008 às 15:59

Caro Pedro,

Confesso que também não gosto de Carlos Queiroz e a sua escolha para seleccionador me desagrada.

Agora, confesso também, não esperava ver-te embarcar tão facilmente na onda criticismo portuguesa que tão depressa tira as facas e as começa logo a espetar em tudo e em todos. Tão grandioso foi há dias ao arrancar uma qualificação com uma vitória por 4-0, fulcral ainda por cima por os adversários directos terem todos falhado, e agora, uma "besta", que nem um jogo em casa é capaz de ganhar!

Será que não é um bocadinho cedo para tamanhas críticas? Por mais negativo que seja o resultado?

Quanto ao Quim ... Caro Pedro, demos graças por ser ele o guarda-redes. Que, decididamente, já deu provas de ser mais homem e jogador que o Ricardo. Este, ao menos, falhou, frangou (efectivamente), mas, ao menos, admitiu o erro. Ao contrário de quem o precedeu que culpava sempre tudo e todos menos ele próprio!

Quanto ao demais, estou como tu dizes. Estaremos cá para ver!
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 11.09.2008 às 16:05

Helder, dar 4-0 a Malta não é proeza nenhuma. No primeiro jogo em casa, com uma Dinamarca completamente acessível, falhamos logo. O festival de golos perdidos, a desconcentração do último quarto de hora, o canto desnecessário que deu origem ao golo de empate da Dinamarca, os frangos do Quim e a falta de ambição que se desprendeu de todo o conjunto diz muito do que é a "era Queiroz". Saudada POR UNANIMIDADE por todos os comentadores, o que é bem revelador da falta de verdadeira massa crítica da "opinião" futebolística nacional.
De facto, cá estaremos para ver. E comentar. Eu não preciso de esperar mais para expressar o meu desagrado com este seleccionador. Sei que ficarei cada vez mais acompanhado à medida que o tempo passar.
Sem imagem de perfil

De Helder Robalo a 11.09.2008 às 17:40

Caro Pedro, não achas um bocadinho "abusivo" dizer que o jogo com a Dinamarca era completamente acessível? Quer dizer, a Dinamarca não é bem uma Alemanha ou Itália, mas também não é nenhuma Arménia ou Malta nem nós somos a França ou a Espanha.

Mas pronto. Com dois amigáveis e dois jogos oficiais consegues traçar, com toda a certeza, aquilo que é a nova geração Queiroz! Que se há-de fazer!
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 11.09.2008 às 23:31

Helder, se um jogo em casa contra a Dinamarca não é acessível à quarta melhor equipa do mundo, então o melhor é jogarmos apenas contra Malta, Chipre e as Ilhas Faroé.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 11.09.2008 às 23:32

Helder, se um jogo em casa contra a Dinamarca não é acessível à quarta melhor equipa do mundo, então o melhor é jogarmos apenas contra Malta, Chipre e as Ilhas Faroé.
Sem imagem de perfil

De Mialgia de Esforço a 11.09.2008 às 16:00

Tirando o registo estatístico, estou totalmente em desacordo com esta posta, mas isso não interessa. Fico sem perceber se a culpa foi do Queiroz, porque organizou mal a equipa, ou se foi do Simão, do Danny, do N. Gomes ou do Quim.

Duas certezas: nunca irei ter saudades do Scolari (veremos quanto tempo o estratega se aguentará no Chelsea), nem nunca irei ver o Queiroz enfiar um sopapo num jogador adversário.
Sem imagem de perfil

De Anônimo a 11.09.2008 às 16:03

Más isso foi só prá dêfêndê o minino!
Imagem de perfil

De Bruno Ribeiro a 09.07.2010 às 21:39

Num jogador adversário não mas num jornalista português é capaz de conseguir ver um dia... isto caso não tenha estado presente na anterior ocasião :)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.09.2008 às 16:00

Resta saber se no Chelsea ainda não irão ter saudades do Avram Grant.
Sem imagem de perfil

De Voltas em Bicicleta a 11.09.2008 às 16:09

Um bom seleccionador teria sido o Quique Flores.
Sem imagem de perfil

De pedro oliveira a 11.09.2008 às 16:34

Se o Ngomes e o dany tivessem marcado tinhamos ganho por 3-0 e Queiroz passava ao estreito de um post destes.Gostava de saber qual era a equipa que tinha colocado em campo o Pedro Correia.
A falha do Quim esteve ao nível dos avançados e dizer que não fez esquecer Ricardo é fazer uma avaliação a uma jogada pontual e não á carreira e à personalidade do Quim.Veja o que ele passou no benfas por causa do Moretto e do Ricardo na Selecção, se fosse o Ricardo vinha todos os dias chorar armado em coitadinho para os Jornais. Quando ao Selecionador,indique outros,sem ser Mourinho, com curriculo para treinar jogadores do nível dos nossos, não me diga que era o Manuel José habituado a treinar uma equipa Africana?
1 ponto de atraso é do que estamos a falar.

PORTUGAL;PORTUGAL
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 11.09.2008 às 16:43

Pedro, qualquer dos nomes que mencionou (Mourinho e Manuel José) seria melhor que Queiroz. Já para não falar num treinador estrangeiros: não faltariam candidatos depois do bom trabalho feito pelo Scolari, que pôs Portugal no top do futebol internacional. Queiroz já passou pelas actuais funções - e falhou. Não conseguiu sequer qualificar a selecção para o Mundial dos EUA.
Não perdemos um ponto - a derrota em casa custou-nos três pontos. Num jogo só, baixámos do primeiro para o quarto lugar no nosso grupo. Acha pouco?
Eu não. Acho demais.
Sem imagem de perfil

De pedro oliveira a 11.09.2008 às 16:55

Não Pedro, não acho pouco,mas considero que uma derrota ao segundo não deve colocar nada em causa a não ser perceber o que se passou naqueles fatidicos 10 minutos.
Tenho dificuldade em discutor consigo a questão manuel José, porque sinceramente comparar o curriculo dele com o de Queirós é um exercicio algo virtual...
Se fosse pela sua linha de raciocínio Scolari deveria ter sido despedido no Euro 2004, pois perdeu o seu primeiro jogo oficial aos comandos da Selecção frente à Grécia e mostrou uma incompetência de bradar os céus quando não conseguiu ser campeão Europeu com as condições que nunca mais ninguém vai ter.
Isto de avliar os outros é do catano.
Neste momento é ele o treinador tem o meu apoio.Falha, pois claro que falha.Que sejam em menor número que os outros.No fim é que se fazem as contas.Se falhar tem um caminho,sair.Se conseguir a qualificação,Bora lá lutar pelo título.
Gostava de ter visto os seus post sobre a magnifica campanha que Scolari fez para o Euro 2008...
Sem imagem de perfil

De Paulo Guilherme a 11.09.2008 às 16:40

Jogos miseráveis de Portugal na era Scolari: Alemanha (2-3) (Euro 2008)
Arménia (Qualificação)
Azerbeijão (Qualificação)

Figuras lamentáveis de Portugal (idem):
Sérvia-Portugal (o soco para proteger o "menino")

E a lista poderia muito facilmente espraiar-se.

Para segundo jogo oficial com um treinador novo, Portugal jogou esplendidamente.

Será que - espanto! - não somos os melhores do mundo no futebol? Será que não temos que o ser??
E porquê a má vontade contra Queirós? Que - coisa rara no futebol - tem um curriculo recheado e a atitude de um profissional.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 11.09.2008 às 16:49

É. Você achou "miseráveis" esses jogos mas o certo é que Portugal se qualificou. Agora diz que gostou muito da forma como a selecção jogou - e levámos 3 a 2. Se Portugal não se qualificar, como receio, fica a alegria de termos jogado bonitinho - e perdido, como nos saudosos tempos das vitórias morais em que não éramos vice-campeões da Europa. Lamento, mas discordo totalmente.
Sem imagem de perfil

De João André a 12.09.2008 às 10:16

Pedro, quem o lê fica a pensar que este jogo foi o que decidiu que Portugal não se vai qualificar. Até pode ser que assim venha a suceder, mas neste momento ninguém o pode dizer.

Quanto a Scolari, estou com o Mialgia: nunca terei saudades dele. Também andou dois anos a ter resultados miseráveis antes do Euro2004 (parece que se esqueceram da goleada sofrida em casa contra a Finlândia), só que teve a sorte de serem todos eles de preparação. Também andou a experimentar o Rogério Matias, o Luís Loureiro e sei lá quem mais. Se tivesse tido de se qualificar tê-lo-ia conseguido? Talvez sim, talvez não. A verdade é que não o sabemos, tal como não sabemos em relação a Queirós.

Não foi Queirós quem falhou os golos de baliza aberta (Portugal também falhou uns quantos contra a Alemanha, num jogo em que Moutinho não entrou no fim do jogo mas o iniciou logo) nem quem escorregou perante o Bendtner no lance do segundo golo dinamarquês (o Quim deveria ter feito melhor, talvez). Mas qual a diferença com outro seleccionador? Seria outra a linha média? Com quem? Seria outra a defesa? Com quem? A entrada de um médio fez sentido no momento. Se fosse a entrada de um defesa os dinamarqueses iam pôr-se a disparar de longe por falta de médios para cobrir a zona. Poderia ter corrido bem, tal como a entrada do médio poderia ter corrido bem. O que não vejo é gente a criticar a substituição do Simão numa altura em que o Nani tinha desaparecido do jogo e em que o Simão, que não estando a jogar tão bem, até estava melhorzinho pura e simplesmente porque é mais experiente e luta mais.

Há sempre muito erro a criticar depois do jogo. O facto é que, nesta altura, temos de dar o desconto a Queirós. Só comecei a atacar Scolari às portas do Euro, já com quase dois anos de selecção. Não começarei a atacar agora Scolari, embora concorde com a crítica à sua incapacidade de ler um jogo (o famoso 3-6, de tão boa memória para mim, deveu-se tanto ao remover do defesa esquerdo, o que abriu uma auto-estrada na defesa do Sporting, como à exibição do João Pinto).

Esperemos para ver.
Sem imagem de perfil

De l.rodrigues a 11.09.2008 às 16:42

Enquanto me lembrar que Portugal com Scholari empatou com o liechtenstein, tudo o resto passa um pouco ao lado.
Ainda não falhámos a qualificação e já se fala como se o pior tivesse acontecido.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 11.09.2008 às 16:45

Você, pelos vistos, acha normal que Portugal tenha perdido em casa num jogo de qualificação para o Mundial - algo que não acontecia há 15 anos. E sempre com o Queiroz. O ponto é este. Responder a isto com a história do empate com o Liechtenstein é mesmo desconversar a cem à hora.
Sem imagem de perfil

De Francisco Falé a 11.09.2008 às 17:17

Em 15 anos Portugal não perdeu um jogo de qualificação em casa. Pelos vistos, a julgar pelas suas palavras o mérito foi dos treinadores, pelo que deduzo que nennhum deles deveria ter sido corrido.
Não conheço Queiroz o suficiente para o defender ou atacar, mas acho abusivo matar-se o homem à primeira - desculpando-se em paralelo uma série de maus resultados do antecessor. É o que se chama uma análise à jornalista, generalizadora e absolutista...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.09.2008 às 16:51

Eu gostava so Scolari.

Conseguiu perder 2 vezes com a Grécia em quinze dias.

Comentar post


Pág. 1/2



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com



Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • henrique pereira dos santos

    Obrigado, se tiver tempo, farei um post a explicar...

  • Anonimo

    Não sei. Mas o que não faltam aí são péritos que t...

  • Anónimo

    Quem está com esperanças na ADIL irá perdê-las rap...

  • Anónimo

    Amigo da onça : os SUCIAlistas, e demais canhot...

  • cela.e.sela

    a epidemia designada por Covid-19 terá sido guerra...


Links

Muito nossos

  •  
  • Outros blogs

  •  
  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2025
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2024
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2023
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2022
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2021
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2020
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2019
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2018
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2017
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2016
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2015
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2014
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2013
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2012
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2011
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2010
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2009
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D
    222. 2008
    223. J
    224. F
    225. M
    226. A
    227. M
    228. J
    229. J
    230. A
    231. S
    232. O
    233. N
    234. D
    235. 2007
    236. J
    237. F
    238. M
    239. A
    240. M
    241. J
    242. J
    243. A
    244. S
    245. O
    246. N
    247. D
    248. 2006
    249. J
    250. F
    251. M
    252. A
    253. M
    254. J
    255. J
    256. A
    257. S
    258. O
    259. N
    260. D