Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Melhor deputado do PS

por Pedro Correia, em 20.08.08

MANUEL ALEGRE

Outros optam pelo servilismo e pelo situacionismo, limitando-se a não fazer ondas para evitar desagradar ao chefe. Ele não. Pensa pela sua cabeça, vota de acordo com a sua consciência em todas as matérias que não estão vinculadas à disciplina de voto no PS. Fala quando entende - e, quando fala, é um dos oradores escutados com mais atenção no hemiciclo. Há uma palavra bonita e antiga que define bem uma das suas melhores qualidades: a eloquência.

Deputado desde a Constituinte, um dos mais conhecidos dos portugueses, esteve em todos os debates fundamentais da nossa democracia. Quase sempre no lugar certo. Hoje é vice-presidente da Assembleia da República - não pelo cumprimento de qualquer quota reservada aos poetas, mas por mérito político muito próprio. Um dia, quando deixar São Bento, o Parlamento ficará mais pobre.

Há quem entenda que os deputados são todos iguais. Eu não. Por isso voto nele.



36 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.08.2008 às 15:47

Acho que o texto tem uma gralha: ele FALTA quando entende. Basta ir ao website do Parlamento e verificar as faltas dadas pelos deputados. Está tudo lá escarrapachado.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.08.2008 às 15:51

Ele é bom é no tiro aos pratos, pena que não tenha sido seleccionado para os jogos olímpicos.
Sem imagem de perfil

De anti anti-fachistas a 21.08.2008 às 13:12

e vai com motorista pago pelo estado, pensa que aínda está em africa onde roubava tudo e todos
Sem imagem de perfil

De Leonor a 20.08.2008 às 16:30

Além de ser um belíssimo escritor.
Sem imagem de perfil

De A. Pinto de Sá a 20.08.2008 às 19:25

Belíssimo escritor?
É no que dá não poupar os adjectivos. Fica sem eles para o Camões, o Pessoa, o O'Neill, a Sophia, sei lá...
Sem imagem de perfil

De Leonor a 20.08.2008 às 22:43

Belíssimo escritor pois. Ainda posso usar adjectivos sem parcimónia e a meu bel-prazer, a menos que o Sócrates se lembre de algum imposto. Usar adjectivos com Manuel Alegre não os gasta nem exclui a possibilidade de se usarem com outros. Já com a Agustina , por exemplo, sou contida. Pode ficar com eles. É tudo uma questão de gosto.
Sem imagem de perfil

De Manuel Leão a 20.08.2008 às 23:15

Belíssimo Poeta, sem dúvida! Dos melhores. Os bons escritores não têm numerus clausus. Podem ser 300 ou 500 ou 2000. Quantos mais melhor. Aliás, ele é muito melhor poeta do que deputado. Sem sombra de dúvida.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 21.08.2008 às 09:53

Um grande escritor, sem dúvida nenhuma.
Sem imagem de perfil

De A. Pinto de Sá a 21.08.2008 às 10:01

Como crítico literário, que pelos vistos também é, Pedro Correia tem todo o direito de medir o tamanho de Manuel Alegre, evidentemente, embora me pareça que não chega aos dois metros.
Já como jornalista e comentador político, Pedro Correia goza tão-só da isenção própria de quem considera o dito Manuel Alegre um modelo de deputado e declara votar nele.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 21.08.2008 às 10:03

Felizmente tenho ainda muito a aprender em matéria de isenção. Consigo, nomeadamente. Como se vê.
Sem imagem de perfil

De A. Pinto de Sá a 21.08.2008 às 10:10

E tem, garanto-lhe.
Sem imagem de perfil

De A. Pinto de Sá a 21.08.2008 às 10:08

Só lhe respondo por se tratar de um Leão, embora sem juba, presumo.
E a minha resposta vai no sentido de lhe aconselhar moderação no ímpeto. Olhe que o campeonato ainda nem começou.
Sem imagem de perfil

De Manuel Leão a 21.08.2008 às 15:06

E que tem a ver isso com o Manuel alegre? Ele, que até é do Benfica?

Mas não me responda só por eu ser Leão. Não se mace.
Quanto à juba, como deve calcular, não ando por aí a mostrá-la!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.08.2008 às 16:39

E isso além de ser amante de touradas.
Sem imagem de perfil

De Planetas - Bruno a 20.08.2008 às 16:49

Chegado aqui no seu percurso político, julga ter chegado a hora de não se querer confundir com uma ovelha de rebanho, antes pelo contrario, fazendo questão de ser notado pela sua rebeldia!

Tiques de criança em velho...
Imagem de perfil

De José Manuel Faria a 20.08.2008 às 18:00

Desta vez em desacordo. Não há nenhum deputado do PS que se destacasse.
Sem imagem de perfil

De Dinis a 20.08.2008 às 18:37

É curioso. Como uma boa ideia e uma análise interesante se descredibiliza por completo. Vejamos: Manuel Alegre é tudo o que disse e muito mais. É um homem extrordinário. Admiro-o profundamente. Certo? Certo!
Manuel Alegre como DEPUTADO é, por escolha própria, uma nódoa. Não legisla, não propõe, não fiscaliza. Tudo o que deveria fazer em nosso nome, pois é em nosso nome que exerce essa nobre função. Manuel Alegre demitiu-se de ser DEPUTADO. Isso, na concepção que tenho da democracia respresentaiva parlamentar é insultuoso.
É melhor, digo eu, rever os seus critérios acerca do desempenho parlamentar. Esses, são errados. E perigosos. Muito.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 21.08.2008 às 09:54

Você há de dizer-me então qual é o deputado do PS que "legisla, propõe, fiscaliza"...
Sem imagem de perfil

De Dinis a 21.08.2008 às 19:54

Não se responde a uma crítica com uma pergunta. É elementar. Quem se lembrou do disparate de considerar o MA o melhor Deputado do PS foi vc. È VC que tem, querendo naturalmente, de explicar os critérios que o levaram a essa escolha. Mas já agora talvez uma visita ao site www. ps.parlamento.pt lhe faça ver algumas coisas que devem constituir o quotidianio de um Depuatado digno desse nome.
Ou na sua pergunta está implícita a ideia de que não há, no GPPS quem legisle, proponha, fiscalize? É que se é nessa conta que tem os Deputados (todos) do GPPS, enfim, não há diálogo, o melhor é propor a extinção da AR, que diabo...
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 21.08.2008 às 20:34

Não se responde a uma crítica com uma pergunta?! Onde é que você foi buscar essa? Estava à espera que você me desse uma pistazinha, de alguém na bancada do PS que tivesse melhor prestação parlamentar que Manuel Alegre, e afinal nada. Vejo que tem em muito má conta o grupo parlamentar rosa.
Sem imagem de perfil

De Dinis a 22.08.2008 às 00:15

Não eleve a idiotice a níveis olímpicos. Toda a gente (civilizada) e com o mínimo de rigor intelectual, que tenha lido o essencial de Kant e Hegel, sabe que não se reponde a uma crítica com uma pergunta a não ser que seja retórica. Isto ép para demonstrar a validade do raciocínio inicial. Vc não faz nem uma coisa nem outra. Acresce que ignora a pista que lhe dei, está em www.ps.parlamento.pt. é esta a pista!?

Post Scriptum: soube agora que é jornalista: estou em estado de choque. Que grandes dotes de investigação vc revela??! Grande cunha, hem? No DN! Boa! Que tal ir ás fontes e confrontá-las? Grande jornalista, sim senhor!! Em que escola se formou?
Sem imagem de perfil

De Dinis a 20.08.2008 às 18:45

Adenda ao comentário anterior: em 2008, Manuel Alegre usou da palavra duas (2) vezes para produzir Declarações de voto (inócuoas). Nesta legislatura, desde 2005, portanto, MA subccreveu 3 (tr~es) iniciativas legislativas.
Gostava que concretizasse melhor os seus critérios acerca do que deve ser um DEPUTADO. É que estou baralhado. Muito baralhado.
Já disse que admiro o homem, o cidadão e o Poeta. Espero que não haja equívocos sobre essa matéria. Falo do DEPUTADO. Só e exclusivamente.
Sem imagem de perfil

De Carlos P. Abreu a 20.08.2008 às 19:21

Manuel Alegre é, pelo contrário, o exemplo acabado do que não deve ser um deputado.
Nunca viveu de outra coisa que não fosse a política.
Antes de irem para o Parlamento, as pessoas devem ter experiência de vida, através do trabalho. Ele não a tinha antes nem a adquiriu depois, limitando-se a ir ficando...
E, como poeta, parou no dia 25 de Abril de 1974.
Claro que o Pedro pode votar nele, como diz, as vezes que quiser. Felizmente não é essa a opinião da maioria dos portugueses
Sem imagem de perfil

De Dinis a 20.08.2008 às 19:37

Carlos P. Abreu: não seja demagogo. Perde a razão e a racionalidade. E não fulanize.
Sem imagem de perfil

De Carlos P. Abreu a 20.08.2008 às 20:06

Demagogo, como?
Já agora, explique lá isso, se é que pode.
Sem imagem de perfil

De Dinis a 21.08.2008 às 00:23

Demagogo e apressado. Quanto aos meu poderes, eles são insondáveis, não os ponha à prova que eu tambem não. Mas sempre me esforço (para alguma coisa devem servir as férias) para lhe dizer que o MA ganha (há muito tempo) mais dinheiro na qualidade de escritor do que na (qualidade/função) de Deputado. Aliás, devo dizer-lhe para o chocar, seguramente, que os Deputados (MA incluído) são mal pagos. Depois porque não é essa a questão central: eu devo (como cidadão) avaliar o desempenho de um Deputado em função do trabalho que exerce ou não. Se levanto questões de ordem pessoal: se é escritor (mau ou bom ) se joga às caricas no fim-de-semana, etc, estou a "fulanizar" a questão e isso é demagogia. Pura. E dura. Mas claro que os extraordinários autores deste blogue não têm tempo para explicar estas coisas básicas aos seus leitores. Só querem "page views" e "visits" para "brilhar" nas conversas do bairro alto. Claro que digo isto partindo do óbvo pressuposto que saberiam explicar. Mas não. As excelências não cumprem uma regra básica da blogosfera que é interagir e discutir com os seus leitores. Sucede que a blogosfera não é a redacção do DN. Aqui há quem PENSE. E saiba expressá-lo!. Get It?
Sem imagem de perfil

De Dinis a 21.08.2008 às 00:46

Carlos P. Abreu: amanhã é dia de trabalho e vou ter que ir dormir. É só para lhe dizer que mal ou bem,respondi ao seu post/pergunta por volta da meia-noite. Faz parte da educação elementar de quem entabula conversa: responder. Pois bem, são 0.45H e o comentário não aparece. O que diz bem acerce do repeito que estes "corta-fitas" nutrem pelos seus leitores e pela cidadania em geral É só para que conste. Um abraço e boa-noite!
Sem imagem de perfil

De Atenção CORTA-FITAS a 21.08.2008 às 09:41

Aí ninguém dorme. Ou pelo menos tem de ficar alguém de quarto toda a noite, que é para os excelentíssimos comentadores verem os seus comentários publicados ao fim de, no máximo, 3 minutos.

Estamos entendidos?
Sem imagem de perfil

De Carlos P. Abreu a 21.08.2008 às 09:53

Oxalá tenha dormido bem, para clarificar as ideias.
Só venho aqui uma vez por dia, porque trabalho e tenho mais que fazer.
V. não mostrou onde fui demagogo nem conseguiu mudar-me a opinião de que Manuel Alegre está muito longe de ser um modelo de deputado.
Quanto a ganhar muito como escritor, felicito-o, mas pergunto: isso quer dizer o quê? Também parece ser esse o caso do Rodrigues dos Santos, do Miguel Sousa Tavares, da Margarida Rebelo Pinto, etc., a quem ninguém acusa de serem "belíssimos escritores". Ou acusa?
Olhe, passe bem e trate-se. Quem sabe se uma boa cura de sono não fará milagres...
Sem imagem de perfil

De Dinis a 22.08.2008 às 00:38

Dormi lindamente, obrigado!
É claro que está nos genes do demagogo não perceber onde e como é demagogo. Não sou médico, não posso fazer nada. Sorry.
Quanto ao facto de MA não ser um modelo de Deputado, só posso subscrever e pedir-lhe para fazer o favor de, antes de responder aos comentadores, LER os que os comentadores escreveram. Fui o primeiro a dizer ISSO mesmo neste post.
Sem imagem de perfil

De eu a 20.08.2008 às 20:20

Eles são tão fracos tão fracos que até esse gajo consegue ser o melhor
Sem imagem de perfil

De rui a 27.08.2008 às 00:00

As ruas tao cheias de alegristas e essas meus caros é que mandam,não meia duzia de ressabiados e com azia de nãp possuirem um terço da coragem e caracter de Manuel Alegre que vêm aqui postar.

Comentar post


Pág. 1/2



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com




Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Vasco Silveira

    Caro SenhorEu infelizmente não estou com cagaço: e...

  • pitosga

    A nossa alma de soldador está nas viseiras de plás...

  • pitosga

    A ladaínha é longa como qualquer uma que se preze....

  • pitosga

    Vasco Mina,Simples. E como tal, muito bom.ao

  • Ana Pereira

    Subscrevo muito do que escreveu. Pergunto: Que se ...


Links

Muito nossos

  •  
  •  
  • Outros blogs

  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2009
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2008
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2007
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2006
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D