Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Portugal 0, Suíça 2

por Pedro Correia, em 16.06.08

Valeu a pena? Não, não valeu a pena ter assistido ao mau espectáculo proporcionado ontem pela selecção B portuguesa em Basileia. Scolari - agora já com a cabeça no Chelsea - fez alterações a mais na equipa, substituindo oito titulares. Há uma diferença abissal entre a habitual linha média de luxo, com Cristiano Ronaldo, Deco e João Moutinho, e a irreconhecível turma de ontem.

A defesa esteve intranquila, o meio campo foi batido pelos suíços e a linha avançada viveu de explosões ocasionais, afundando-se a cada minuto que passava.

Teria feito bem melhor em assistir em directo ao República Checa-Turquia, que só vi em resumo: foi sem dúvida um dos jogos mais emocionantes deste Europeu.

A análise dos jogadores portugueses, um por um:

 

Ricardo - Foi a melhor partida do guarda-redes neste certame. Salvou dois golos certos e não teve culpa no primeiro golo suíço. Ainda se lançou bem no penálti, mas aquele remate era indefensável.

Miguel - Em má forma física, perdeu muitos duelos individuais e errou vários passes.

Pepe - Foi o nosso melhor defesa e ainda tentou o golo: um dos seu remates acabou no poste.

Bruno Alves - Tem falta de rotinas na selecção - e isso percebeu-se ontem. O primeiro golo suíço nasce de uma falha de marcação sua.

Paulo Ferreira - Teve sorte: viu apenas o cartão amarelo quando varreu o extremo suíço. O árbitro só lhe mostrou o amarelo. Scolari viu-se forçado a substituí-lo logo a seguir: adivinhava-se a todo o momento a expulsão deste lateral esquerdo demasiado nervoso.

Fernando Meira - Tem melhor físico do que Petit, mas é incapaz de dar a mesma tranquilidade à equipa. Fez um penálti desnecessário.

Raul Meireles - Uma sombra de si próprio. Arrastou-se no terreno sem revelar qualquer utilidade.

Miguel Veloso - Talvez a pior exibição entre os portugueses. Nada lhe saiu certo.

Quaresma - Teve alguns lances de rasgo, todos na primeira parte. Mas abusou do exibicionismo saloio e dos protestos perante a equipa de arbitragem. Agrediu um suíço: o árbitro não viu mas a televisão mostrou. Tem boa técnica mas ainda está a milhas de ser um grande jogador de nível internacional, como Cristiano Ronaldo. As coisas são o que são.

Nani - Foi ontem o melhor elemento português, provando que - ao contrário de Quaresma - merece ser titular. Atirou uma bola ao poste, serviu muito bem Postiga duas vezes e foi carregado em falta na grande área suíça. Um penálti que o árbitro deveria ter assinalado.

Helder Postiga - Mais inconformado e veloz do que Nuno Gomes, marcou um golo em posição legal muito mal anulado pelo árbitro. Na segunda parte, caiu fisicamente e psicologicamente.

Jorge Ribeiro - Substituiu Paulo Ferreira. Intranquilo e faltoso, teve o mérito de arriscar várias incursões ofensivas no seu flanco.

João Moutinho - Scolari castigou o ineficiente Veloso mandando entrar Moutinho para o seu lugar. Mas naquela altura já ninguém conseguiria salvar a equipa do desastre.

Hugo Almeida - Substituiu Postiga. Mal se deu por ele.



9 comentários

Imagem de perfil

De José Manuel Faria a 16.06.2008 às 12:16

Qual a lição ou ilação a tirar do jogo? Responde o mister, "Ganhamos os 2 primeiros jogos".

Um brincalhão este Scolari!
Sem imagem de perfil

De amv a 16.06.2008 às 13:31

Pedro

O meu comentário é um bocadinho do que escrevi no meu blog sobe o jogo de ontem...

«Scolari mostrou uma vez mais que, tendo muitos méritos (sobretudo a capacidade de liderança e também a de ter construído uma selecção que parece imune às poucas vergonhas que até há uns anos sempre aconteciam), pouco percebe de futebol. Não apresentou uma equipa mas sim vários jogadores (onze, no número não se enganou), e isso percebeu-se logo no início. O único jogador que levou para o europeu com capacidade para ser o maestro é Deco, que não jogou; de resto, tinha poucas alternativas (Carlos Martins, Hugo Viana, por exemplo, mas esses não foram seleccionados). Segundo percebi, neste jogo o papel de maestro estava destinado a Raul Meireles, o que equivale mais ou menos a colocar o João Moutinho a defesa central, o Cristiano Ronaldo à baliza, o Murtosa a lateral direito, o Eusébio em porta-voz ou o Quaresma a fazer de psicólogo.»

António
Sem imagem de perfil

De Zé a 16.06.2008 às 14:49

Pedro,

se vir a repetição do penalty verá que não há falta.

N concordo q o Veloso tenha sido o pior, simplesmente n se viu. Nem mau, nem bom, mediocre.

Quanto ao Nani, n me parece que merça a titularidade. Muito individualista. O Simão tem menos técnica, mas joga mais para a equipa.

Acho injusto dizer que o Scolari tem já a cabeça no Chelsea. Limitou-se a rodar a equipa num jogo a feijões. Portugal, mesmo com a segunda linha e com um mau arbitro devia ganhar a Suíça.
Sem imagem de perfil

De João André a 16.06.2008 às 15:07

O facto de ter sido melhor jogo do Ricardo no Euro explica mais que qualquer análise. Fez boas defesas, mas metade delas nasceram de asneiras próprias. Continua a ser um ai jesus nos cruzamentos.

O Nani foi o melhor, mas esteve longe de tantos elogios. O Simão é mais jogador de equipa e mais objectivo. É por isso que joga à frente de Nani. Nisso estou de acordo com Scolari (uma das poucas coisas, no entanto).

Crio que Meireles esteve apagado porque não jogou na sua posição ideal (trinco) o que, sem as correcções constantes de Lucho, se nota bem.

Postiga não marcou golo nenhum. Chutou para uma baliza já depois de lhe marcarem o fora de jogo (inexistente, é verdade). Ainda estou para acreditar que o guarda redes não a fosse buscar. Aliás, foi oq ue se viu na oportunidade flagrante que o Nani lhe deu. O guarda redes nem precisou de se mexer porque o Postiga fez um passe para o defesa.

Na minha opinião, estes jogadores são todos (à excepção do Postiga, talvez) alternativas válidas. Apenas não ao mesmo tempo. Não existem rotinas (que deveriam ter sido criadas) entre eles e foi esse o problema. Cada um remou por si. Vamos agora ver o que acontece nos quartos.
Imagem de perfil

De blogdaping a 16.06.2008 às 15:13

Mas isso interessa a alguém ???

E o preço da paparoca........ não se diz nada ?
Afinal há crise ou não há ??

Chiça..........penico chapéu de coco !!!
Sem imagem de perfil

De Anti a 16.06.2008 às 16:08

Treinador de sofá (3)

Basicamente concordo com a generalidade do artigo.

1- Scolari quis agradar a todos e quis dar descanso a outros. Decidiu fazer uma revolução na equipa. Daqui não viria mal ao mundo se aqueles que entrassem fossem capazes de funcionar como equipa e não como meninos desejosos de auto-promoção. Quaresma, anda louco para se mostrar, uma pseudo-vedeta com pés de barro. Concordo com este jogadorzinho, quando diz que está na altura de dar o salto para o estrangeiro. Sim, está na hora de ir para um clube, apanhar concorrência a sério e treinador com tom****, para passar uma boa temporada no banco ou nos não convocados. O mesmo se passa com Miguel Veloso que se queixou de ter uma cláusula de rescisão muito elevada no seu clube. Nada mais certo, para um jogador de tostões!

2- Scolari será recordado, por muitos anos e por muitos bons motivos por todos os portugueses. De uma coisa não se livra, é de que esses elogios irão estar sempre associados às dinâmicas de grupo que conseguiu imprimir, à coesão em torno da selecção. Muito poucos serão aqueles que olharão para Scolari como um brilhante estratega táctico. Na análise do jogo é um treinador vulgar. Aquele meio-campo de ontem denota duas coisas- 1º Insuficiências estruturais próprias para aquele sector da equipa, 2º equívocos tácticos de Scolari. O 4x3x3 de ontem com o triângulo do meio campo invertido, ou seja, Meira mais recuado com Raul Meireles e Miguel Veloso como médios interiores foi de uma ineficácia cómica. Habitualmente jogamos com dois pivots, e o deco mais avançado. Ontem foi exactamente o contrário, e pior do que isso com jogadores que não têm nem rotina nem características para desempenhar essas funções!!. Mas percebe-se, o objectivo de ontem não era ganhar, era agradar os jogadores. Que se lixem os imigrantes na Suiça que hoje estão a gramar os seus colegas e patrões!!

3- Arbitragem desfavorável a Portugal.

4- Postiga/Hugo Almeida. Se for com a Alemanha qual o mais indicado dos dois para poder jogar contra os alemães, (no caso do Nuno Gomes se esquecer da fita para o cabelo no Balneário)...quem precisaria de mais ritmo de jogo? Postiga ou Hugo Almeida??

5- Melhor em campo de Portugal???- Venha o Diabo e escolha!

6- No meio disto tudo, acho que este resultado servirá, para reduzir euforias, baixar à terra e para que os "incríveis" nem se sintam incríveis nem invencíveis!!. Sendo assim acho que este resultado não foi mau de todo.... É que infelizmente com a mentalidade tuga, é mesmo assim!!!

No meu Ranking de favoritos, a segunda jornada acabou por deitar abaixo as minhas previsões. Ainda assim arrisco:

1-Alemanha- Se respeitarem o adversário.
2- Holanda- Se derem espaço a estes meninos será um caso sério.
3- Portugal- Se jogarem como equipa, e não como meninos mimados.
4- Espanha- Só pelo rigor táctico.
5- Croácia- Sem estrelas, muito trabalhadores e concentrados.

Espero errar novamente!
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 16.06.2008 às 16:19

Também espero. E cumprimento-o pela sua análise, que subscrevo em larga parte,
Sem imagem de perfil

De Mialgia de Esforço a 16.06.2008 às 17:03

Pepe (mais uma vez!) e Nani foram os menos maus de uma equipa(?) fraquinha. Gostava de ver Nani a titular no próximo jogo. Não me parece que consiga ser pior que o Simão. De Ricardo, mais do mesmo. Fez uma boa defesa (a outra é uma bola rematada por alto e direita a ele e que qualquer guarda-redes dos Distritais sabe que tem que desviar por cima da trave) e cada cruzamento para a pequena-área é um susto permanente. É um mistério, ou talvez não, porque carga d'água é que este podão sempre teve boa imprensa. Mais a mais que o seu fantasma já não joga. Será que Scolari o vai levar para o Chelsea?
Só espero que apareça por aí algum milionário com os 40 milhões para levar de vez o Quaresma. Não há pachorra para o aturar!

Ah, tenho a certeza que Abramovich enfiou um barrete daqueles. E que o amigo do Murtosa não chega a fazer uma época em Londres. É que isto de ser treinador da Premier League não é o mesmo que ser seleccionar em part-time, com dois treinos por mês, participar nuns seminários e vender uns relógios da Selecção. E ainda tem aquela parte chata da componente táctica que foi coisa que por cá nunca existiu.

Para terminar. Este processo da saída do Scolari, se fosse com outro treinador, teria o mesmo tratamento por parte da imprensa? Se dantes a Selecção era uma coisa promíscua, agora com a omniprensença do agente Jorge Mendes é o quê?
Sem imagem de perfil

De Sérgio a 16.06.2008 às 20:09

Discordo de alguns pontos da tua apreciação.
O Ricardo, desculpa que te diga, é um péssimo guarda-redes que só a beatice de Scolari mantém, como titular. Uma das duas grandes defesas foi provocada por ele próprio, como é habitual, num mau alívio que depois deu o canto, já que ele continua a socar (quando soca, normalmente vai de mão aberta) as bolas para a entrada da área. No 1º golo suíço parecia um franguinho de perna aberta. Também em relação ao Postiga discordo. As 3 primeiras intervenções foram em fora-de-jogo. À 4ª estava em jogo e o golo foi anulado, mas o normal é ele estar fora-de-jogo. Não tem que se lamentar. Além de que protesta demasiado e continua a não saber rematar. A grande diferença para a andorinha (Nuno Gomes) é que esta faz jogar os médios que entram e os que estão atrás dele a apoiar o ataque, o que no caso do Postiga não acontece. Quanto ao mais... Abraços e boa estadia.

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com




Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes


Links

Muito nossos

  •  
  •  
  • Outros blogs

  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2009
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2008
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2007
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2006
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D