Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Gestão de risco

por Francisco Almeida Leite, em 19.05.08

Tenho acompanhado, muito à distância, a novela Rui Costa, com Luís Filipe Vieira no principal papel. Confesso que à primeira vista até pode ser bom para os rivais que o clube da Luz tenha escolhido para director desportivo um ex-jogador de futebol que nunca primou pelo rasgo. Sem qualquer preparação na área da gestão desportiva, Rui Costa está a ser empurrado pelo actual presidente encarnado para um departamento que não conhece, que não sabe administrar e que, muito provavelmente, dará resultados mais que desastrosos.

Para aqueles lados da Segunda Circular já se devia ter aprendido que um bom jogador de futebol (neste caso nunca foi, sequer, um fora de série) não dá necessariamente um bom gestor de recursos humanos, um líder e um homem que consiga impor respeito. Pelo contrário, será difícil que no balneário não se venham a disputar guerras entre os "meninos do director" e os "outros". Nuno Gomes, Petit e outros do género entram no primeiro grupo, tal como o exército de novos reforços que Rui Costa conseguir convencer a ir para aquele pobre clube.

O modelo, aliás, já foi testado um pouco por todo o lado (lembram-se de Paulo Futre no Atlético de Madrid?) e não se conhece um único caso onde tenha resultado. Na Luz houve um teste, que foi esta época, e deu num honroso quarto lugar, três treinadores e uma série de jogadores descontentes. Para já, depois da cena de choradeira na Luz, quando se despediu da carreira de jogador, Rui Costa tem primado pela falta de noção, a todos os níveis. A entrevista ao Expresso é exemplo disso (onde quase se esquecia de Vieira no rol de presidentes que mais o marcaram), mas o pior tem sido o desfile de potenciais treinadores na praça pública.

O triste espectáculo começou com Carlos Queiroz, continuou com Sven Goran Eriksson e já vai em Quique Flores, Michael Laudrup e, imagine-se só, José Peseiro. O problema é que nenhum destes também deverá aceitar trocar o certo pelo incerto e rumar à Luz. E quando uma qualquer alma aceitar, será sempre vista como a décima quinta escolha, pelos outros técnicos (já está escolhido o amigo Mozer para adjunto), pelos jogadores do grupo A ou B, pelos dirigentes e sobretudo pelos adeptos. A discrição, definitivamente, já se viu que não é o forte do novo director desportivo do clube do caos. A gestão desportiva nunca deve estar ao nível da relva.

Autoria e outros dados (tags, etc)



10 comentários

Sem imagem de perfil

De Sérgio a 19.05.2008 às 18:58

Não sabia que as osgas estavam tão preocupadas com o que se passa do outro lado da 2ª Circular. Ganharam uma taça e já se julgam gente. Esqueceram-se rapidamente dos 4 que encaixaram em Paços, da Calrslberg Cup, do jogo com o Rangers... É preciso topete!
Sem imagem de perfil

De Pedro Soares Lourenço a 19.05.2008 às 23:53

É um excelente post sobre um rico clube escrito por um pobre lagarto que só fala de bola quando tem o papo cheio. O normal na lagartada...
E para que fique sossegado, digo-lhe que Peseiro está verbalmente contratado desde Fevereiro/Março ainda o Carmo e a Trindade estavam de pé para as bandas da Luz.
Peseiro só não treinará o Benfica caso outro otario se deixe enganar.
Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De l.rodrigues a 20.05.2008 às 00:05

Dois parágrafos de um post todo ele estranho, só para não admitir que Rui Costa foi um dos melhores de sempre... é preciso achar que há muita gente que pensa o contrário para se dar a tanto trabalho.
Quanto aos treinadores, com a filosofia de direcção adequada, até o Artur Jorge servia. (Estou a exagerar, claro, mas é só para marcar o ponto).
Sem imagem de perfil

De JLS a 20.05.2008 às 05:53

Ah?

Real Madrid com o Mijatovic? É logo o primeiro, dos clubes menos bem sucedidos dos últimos anos, que me vem à cabeça... Até pode ser que a conclusão que prevê venha a suceder. Mas não, ou só por mera coincidência, pelo caminho que traça.
Sem imagem de perfil

De Hugo Sousa a 20.05.2008 às 08:46

Bom, primeiro ponto que consigo retirar deste texto é que do Benfica você não é, e como bom anti-benfiquista temos que falar mal. Segundo, creio não conhecer o Rui Costa de lado algum para dizer que o homem não percebe de gestão. Sabe, por acaso, se Rui Costa não tirou uma qualquer especialização na área? Não creio. Depois, perante uma multidão de adeptos do futebol, quem é você para dizer que Rui Costa nunca foi um fora de série? Por ter voltado para o clube do coração? Por nenhuma das "estrelas" do seu clube não regressar? Por dizerem "regressar ao Sporting nem pensar"? Vá, seja verdadeiro adepto de futebol e tire a camisola amigo, não é você nem ninguém que vai contrariar todo e qualquer especialista que diz que "Rui Costa foi um dos melhores nº 10 de sempre" ;)

Ah, o Figo preferia mil vezes ir para o Afganistão que voltar ao Sporting.
Sem imagem de perfil

De Rodrigo a 20.05.2008 às 10:51

Os conhecimentos de FAL sobre futebol ficam bem claros quando ele diz "Rui Costa nunca foi um fora de série".

Descontando as "farpas" que introduz no texto, FAL até pode ter uma boa tese. Mas o essencial fica necessariamente afectado pelos pequenos apartes.

Mas, caro FAL, Rui Costa foi seguramente um dos melhores 5/10 jogadores portugueses de sempre, tendo-se sagrada campeao nacional, campeao Italiano e Campeao Europeu. Tente ser um pouco mais imparcial, só um pouco, senao ninguem liga ao que escreve.

Rodrigo
Sem imagem de perfil

De Rui NS a 20.05.2008 às 12:32

Claro que Rui Costa não terá ao nível da gestão a categoria de um Pedro Barbosa, como antes nunca a teve em campo. Ainda que as competências fossem as mesmas, nunca se poderia exigir de alguém que nunca foi um fora de série (nem em campo nem como profissional...) o mesmo que é oferecido pelo exemplo de sucesso que vem de Alcolchete.
Da mesma forma Paulo Bento, que é a primeirissima escolha para treinador do Sporting, nunca lhe foi dada uma oportunidade enquanto não hove certezas confirmadas da sua experiência e a confirmação absluta da. Pelo contrário, só foi contratado depois de provar bem a sua sua preparação para assumir as funções, ao ter ganho o campeonato de juniores...
No Sporting, não há amadorismo nem se confundem profissionais de campo com os gestores do clube. Só assim se justifica a história de sucesso que este "rico" clube tem tido nos últimos 25 anos e as belas passeatas gloriosas que o clube do cosmos tem feito no outro cosmos, o da europa dos campeões.

Haja paciência para a soberba que vem de brinde com uma tacita!
Sem imagem de perfil

De João André a 20.05.2008 às 12:56

Realmente é preciso lata. Discutir a qualidade de Rui Costa não vale a pena. Basta ter-lhe acompanhado a carreira. O comentário ridiculariza-se a si mesmo.

Quanto à qualidade como dirigente, até pode ter razão. Rui Costa poderá nunca vir a ser um bom dirigente. Não sei. Espero que sim, mas admito que não sei. Por isso mesmo também seria de esperar que FAL não o soubesse. Admitir que não conhece o futuro ficar-lhe-ia bem, em vez de biliar por causa de Rui Costa ter aceite fazer aquilo que Figo se recusa. Será também por isso que critica Futre, por este ter decidido ser director desportivo no Atlético, em vez do Sporting.

Quanto a dirigentes que foram jogadores de qualidade, vamos a isso: Uli Hoeness, Rumenigge, Beckenbauer, (o já mencionado) Mijatovic, Beguirinstain, Leonardo (Milan), Bobby Charlton, Vitor Baía, etc. Chegam-lhe?

Haja parvoíce para escrever isto...
Sem imagem de perfil

De João Pedro a 20.05.2008 às 22:55

Mais um post a brincar do FAL. Digo a brincar porque imaginar que está a falar a sério seria ridicularizar o seu autor e o clube que apoia.
Esperam-se outros artigos a elogiar a veia goleadora do Purovic, a segurança de Galdstone ou a próxima taça dos campeões a conquistar pelo Sporting.
Sem imagem de perfil

De Toupeira a 22.05.2008 às 00:09

Vindo de um adepto do 3º clube português, cujo objectivo primordial em cada época é ganhar ao SLB, o post tem a sua graça. A graça de mostrar porque é que os adeptos daquele clube tem uma visão tão estreita do que ganhar. Contentam-se com as migalhas que o seu outro presidente, o que mora no Norte, lhes dá, qundo já não precisa do pão. Por isso, os apitadores lá os vão beneficiando, por isso deixaram de ser o 2º clube e lá vão contentes, cantando e rindo. Falar do "REGISTRA", de um dos melhores 10 de todos os tempos, idolatrado em Itália pelos adeptos dos maisd variados clubes, da forma que o faz, só demonstra, ignorância grosseira, além de cotovelite aguda. é preciso topete! Trate-se, menino, trate-se!!!

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com




Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Ser de direita, tudo muito bem, para quem tem gran...

  • Anónimo

    Anónimo das 13:16 = Fernando SILVA

  • Anónimo

    Pouco apto para que fim?

  • Anónimo

    Pois ... E quem vai avaliar e decidir sobre se o "...

  • Luís Lavoura

    "irá basear-se na aptidão dos solos e no seu uso e...


Links

Muito nossos

  •  
  •  
  • Outros blogs

  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2018
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2017
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2016
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2015
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2014
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2013
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2012
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2011
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2010
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2009
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2008
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2007
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2006
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D