Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Pedro Passos Coelho

por Pedro Correia, em 05.05.08

Pedro Passos Coelho, ouço dizer e vejo escrito a todo o momento, é demasiado jovem e inexperiente para poder liderar o PSD e ainda mais para assumir o cargo de primeiro-ministro. Vai fazer 44 anos. Recordo: Francisco Sá Carneiro tinha 39 anos quando fundou o PPD e 44 anos quando chegou a primeiro-ministro. Aníbal Cavaco Silva tinha 40 anos quando assumiu a pasta das Finanças no primeiro Governo da Aliança Democrática e 45 quando chegou a líder do partido. Durão Barroso ascendeu à presidência dos sociais-democratas com 42 anos. E olhemos para Espanha: Rodríguez Zapatero assumiu a liderança do PSOE em 2000, com 39 anos. Quatro anos depois, venceu as legislativas e tornou-se presidente do Governo espanhol. Sem ter desempenhado funções governativas até então.

Daqui se conclui que, ao contrário do que garantem os "analistas" dos costume, Pedro Passos Coelho não é demasiado jovem nem a sua alegada inexperiência governativa o diminui politicamente, como o exemplo de Zapatero tão bem demonstra. E o facto de não ter sido ministro de Barroso e de Santana acaba por funcionar afinal a seu favor. Direi mais: é um verdadeiro atestado de competência.

Autoria e outros dados (tags, etc)



16 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Barbosa Pinto a 05.05.2008 às 17:51

Ou se conclui isso, ou se percebe porqur é que isto anda udo fodido!
Sem imagem de perfil

De tricJardim a 05.05.2008 às 19:16

acho a comparação interessante entre Zapatero e Pedro Passos Coelho !

Pedro Passos Coelho , o Zapatero português , o futuro homem das causas fracturantes , e talvez assim se percebe a tão boa comunicação social da esquerda toina ( vulgo caviar ) e gay !




Sem imagem de perfil

De Carlos Barbosa de Oliveira a 05.05.2008 às 19:25

Pedro:
Isso é o resultado de o crédito jovem ir até aos 35 anos!
Agora a sério: estranho que num país onde se passa a vida a dizer que devem ser dadas oportunidades aos jovens ( embora a prática o desminta...) e que o futuro está nos jovens, se critique Pedro Passos Coelho por isso.
Há um certo baronato ( no PSD e no PS) que foge da renovação como o Diabo da cruz. Por isso talvez prefira Ferreira Leite que, por acaso, é bastante mal vista pelos jovens, por razões sobejamente conhecidas.
Um abraço
PS: deixei-te uma mensagem na caixa de correio
Sem imagem de perfil

De Carlos Alberto Videira a 05.05.2008 às 20:55

Por cá ninguém pode ver nada!. Assistimos nestes dias a uma profunda americanização da vida politica, mas "à portuguesa", ou seja: menos intensa. Ferreira Leite como Clinton socorre-se da experiência de um passado que não foi assim tão bom. Mas fala menos e não ataca ninguém. Passos Coelho, como Obama promete ser a mudança com discursos de levantar multidões. Santana é capaz de ser John Edwards: fora de prazo, sem a visibilidade das distritais. Antão e Neto da Silva cairam de para-quedas não se sabe bem donde. E quem ganha com todo este festival de emoção, choro, baba e ranho, onde candidatos se acusam e facções surgem a toda a hora: McCainn e Sócrates. Se nos Estados Unidos, a vitória de McCain ainda não é um dado seguro depois de tanto show-off, em Portugal, Sócrates vê a passadeira estendida para nova maioria absoluta.

Como diz a minha tia: "O calado vence sempre!"
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.05.2008 às 21:14

E COM 44 ANOS O QUE É QUE ELE FEZ DE RELEVANTE NA SUA VIDA E NA SUA PROFISSÃO MESMO SEM ESTAR NO GOVERNO? NADA.
Sem imagem de perfil

De J.C. a 05.05.2008 às 22:13

Ainda bem que apareceu alguém a escrever um recado em maiúsculas, porque a gente tem sempre dificuldade em perceber as minúsculas e fica-se sempre com a sensação de que a letra pequena não serve para dizer nada importante.

Vá lá que o 'nome' do autor foi escrito em letra normal...
Sem imagem de perfil

De Curioso a 05.05.2008 às 22:09

O que eu acho extraordinário é este "jovem" de 44 anos estar convencido que pode ser Primeiro-Ministro de Portugal. Não tem passado político e profissional de relevo? Calado tem sido um poeta? Herda os apoios da equipa do Menezes, que tanta gente criticava? E daí? Estamos em Portugal. Este "jovem" tem sérias possibilidades de chegar lá.
P.S. depois do branquinho, será que o Ribau e o Silva também se vão tornar Coelhistas?
Sem imagem de perfil

De Mike a 05.05.2008 às 22:55

Somos uns eternos Velhos do Restelo. Preferimos quase sempre as soluções seguras, ou supostamente seguras, assentes em critérios muitas vezes ultrapassados, deixando fugir as oportunidades que apontam soluções para o futuro. Com o PSD não será diferente. Adivinha-se mais um mandato para José Sócrates e com maioria absoluta.
Sem imagem de perfil

De o puma a 05.05.2008 às 23:53


Se a questão fosse a idade

mais que as ideias

eu até votava no menino jesus

Sem imagem de perfil

De josealbergaria@gmail.com a 06.05.2008 às 00:36

Pois é.

Quando não se faz os trabalhos de casa, até o Marques Mendes parece ter um curriculum de meter inveja a um qualquer Chirac. Que digo eu: meter inveja a um qualquer De Gaulle!

O Pedro Correia deu todas as dicas: Sá carneiro; Cavaco; Durão Barroso; Zapatero...e eu acrescento: Aznar, Blair, Brown, D.João I, D. Pedro IV, D. Manuel I, Carlos V, Carlos Magno...Isabel I, César, Marco Aurélio, Viriato...

Agora, a sério.

1/ Não é verdade que Pedro Passos Coelho careça, para este efeito, de Curriculum;
2/É militante do PSD (creio que há mais de vinte anos...);
3/Tem as suas quotas em dia;
4/Foi o lídere mais carismático da JSD (...)desde a sua fundação;
5/Creio que foi Deputado nacional;
5/Foi candidato derrotado à Câmara da Amadora, em 1997 (perdeu para o socialista Joaquim Raposo), mas cumpriu, escrupolosamente, o mandato de 4 anos (curiosamente, o candidato Neto da Silva é vereador da Câmara da Amadora..., na actualidade);
6/Ao que sei - tem uma licenciatura em Gestão de Empresas e, creio que - há mais de dez anos, é Dirigente Empresarial com sucesso (está ligado ao grupo empresarial do Eng.º Ângelo Correia);
6/Nenhum dos actuais candidatos foi testado como lídere do PSD (excepto PSL...com provas dadas!);
7/As qualidades de Cavaco Silva (como Chefe partidário) só foram apreciadas depois de ter ganho o Congresso da Figueira.

A conclusão parece-me óbvia: os argumentos sobre a juventude e a incompetência profissional de PPC são do foro da chicana política e (em minha opinião) de quem tem MEDO que o "puto" possa mesmo ganhar o PSD!

Não me reconhecendo na paleta ORANGE, sempre vos digo que aprecio as "qualidades" estriónicas de PPC(dizem-me que andou a aprender CANTO!); aprecio o modo como deixa falar (nos debates) os seus contraditores; reconheço que tem urbanidade (não denota vontade de "assassinar" os seus adversários) no debate político.

Acho que MFL (já repararam que as iniciais desta senhora se sobrepõem às do demissionário:LFM!) é mais do mesmo e, sem ter NADA, pessoalmente, que ver com esta disputa (do ponto de vista partidário...) acho que o país vai ter uma surpresa no final deste "combate".

Desejo para bem do país - que:

1/O PSD se apaziguasse;

2/Que o PSD iniciasse um ciclo novo, com uma oposição consistente ao governo socialista;

3/Que o PSD pudesse ter um liderança forte, inteligente e elegante;

4/Que o PSD pudesse ter um liderança com FUTURO!

José Albergaria
Sem imagem de perfil

De J.C. a 06.05.2008 às 13:11

Bem visto!
Sem imagem de perfil

De Nélson Faria a 06.05.2008 às 04:37

O exemplo é interessante mas não colhe: o maior problema de Passos Coelho é estar a um ano e meio de eleições e não ser um valor provado.

Sapatero esteve quatro anos como líder de oposição e, mesmo assim, só ganhou o poder por um evento endógeno à sua capacidade política. O poder caiu-lhe no colo.

Não é uma questão de idade, nem de currículo (que lhe falta, mas que se poderia esquecer com provas dadas na liderança da oposição): é mesmo uma questão de incógnita.

Para lá do frenesim mediático, não conhecemos Passos Coelho.
Sem imagem de perfil

De J.C. a 06.05.2008 às 13:17

Mal visto!

A genética do 'seu' Sapatero, que é sem dúvida uma mistura do genes de Zapatero com o genes de outro sapateiro (como o campeão de F1 da Ferrari), tem-lhe permitido ser primeiro-ministro repetente, para lá de lhe ter caído o poder no colo.

Se Passos Coelho é uma incógnita ou não, isso é de somenos. Os sociais-democratas é que vão votar e talvez para eles não seja. Para os eleitores às legislativas, compete a ele deixar de ser uma incógnita. Se vier a ser o caso, claro.

Comentar post


Pág. 1/2



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com




Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • António

    Duvido muito que a derrocada da PT não tenha impac...

  • Anónimo

    Apenas consigo perceber toda esta situação porque ...

  • Anónimo

    Concordo com o espírito do artigo e também gostari...

  • Anónimo

    O EMS está convencido que só ele é que sabe destas...

  • Luís Lavoura

    Eu gostaria de saber, se eu perguntar ao João Távo...


Links

Muito nossos

  •  
  •  
  • Outros blogs

  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2018
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2017
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2016
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2015
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2014
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2013
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2012
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2011
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2010
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2009
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2008
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2007
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2006
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D