Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Bom jornalismo

por Pedro Correia, em 12.07.06
O que acaba de ser premiado com o mais prestigiado galardão português do ramo: o Prémio Gazeta. Este ano, muito justamente, só foram distinguidas mulheres: a Cândida Pinto, pela impressionante biografia de Snu Abecasis que fez para a SIC; a Alexandra Lucas Coelho, por um conjunto de reportagens exemplarmente bem escritas que assinou no Público; a Maria Inês de Almeida, pelos trabalhos que publicou no DNa, um suplemento do Diário de Notícias entretanto desaparecido mas que deixou um rasto de boa memória que perdurará por muitos anos; e a Edite Soeiro (da revista Visão), distinguida com o troféu de mérito pela sua longa e frutuosa carreira. Gosto de ver o talento premiado nesta terra onde a inveja anda demasiado à solta e numa altura em que ainda temos tanta dificuldade em reconhecer as virtudes alheias. Agradou-me particularmente que o júri tenha distinguido os excelentes textos da Inês, que apesar da qualidade do seu trabalho continua a ser free lancer quando podia e devia integrar os quadros redactoriais de qualquer jornal de referência em Portugal. Pode ser que a partir de agora os responsáveis editoriais andem menos distraídos...

(Quadro: Uma Femme à l'Ordinateur, de Chantal Ségun)

Autoria e outros dados (tags, etc)



8 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Correia a 13.07.2006 às 14:12

Abraço para si, homónimo.
Sem imagem de perfil

De nils a 13.07.2006 às 12:09

Talvez esses nomes e uma colectânea de textos jornalísticos editada pela Oficina do Livro ou outra saudosa editada na Assírio e Alvim com selecção de José Vegar (antes da vaga dos blogues) contribuam para reconhecer (porque o sabe com certeza) que se faz bom jornalismo em Portugal e que o futuro não passa obrigatoriamente por concessões à forma (não isenta) como se escreve nos blogues... Um abraço (que talvez dispense) de um desconhecido homónimo!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.07.2006 às 12:01

Missas e ladaínhas aqui?
Sem imagem de perfil

De ni a 13.07.2006 às 11:19

Gazeta 2004
Entregues os Prémios Gazeta 2004
Na entrega dos Prémios Gazeta 2004, a 24 de Setembro, que distinguiram Anabela de Saint-Maurice (RTP1), José Eduardo Fialho Gouveia (“O Independente”) e Baptista-Bastos, o Presidente da República elogiou o trabalho desenvolvido pelo “Diário de Notícias” da Madeira (Prémio Gazeta Imprensa Regional) pelo «imenso» serviço prestado «à comunidade democrática do país».
Fundado em 1876, o “Diário de Notícias” da Madeira é o título regional com maior tiragem (19 mil exemplares). Elaborado por 43 jornalistas, este diário foi premiado pela sua “invulgar qualidade num contexto complexo”.

O Grande Prémio Gazeta 2004 foi atribuído a Anabela Saint-Maurice 1 pela reportagem “Quando o Comboio Apitar”, um trabalho que aborda a reabilitação e a importância estratégica do Caminho de Ferro de Benguela. Um prémio justificado, segundo o júri, pelo “apurado sentido da reportagem, enquanto género jornalístico vocacionado para o enriquecimento do telespectador com factos, conhecimentos e sentimentos capazes de elevar a sua compreensão da realidade”.

José Eduardo Fialho Gouveia foi distinguido com o Prémio Gazeta Revelação, “pela qualidade da escrita, criatividade narrativa e sensibilidade na abordagem dos aspectos relacionados com a condição humana”, qualidades patentes nos trabalhos levados a concurso: “Os Índios da Meia Praia” e “Os Chocolates de Elisa”.

A “neutralidade do jornalismo é a inércia do jornalismo e a negligência cúmplice do jornalista”, disse Baptista-Bastos no seu discurso de agradecimento pelo prémio com que foi agraciado, a Gazeta de Mérito.

“O rapaz esguio, esgalgado e feliz a subir a colina do Bairro Alto” em direcção à redacção do Século, como escreveu o premiado, segundo o júri dos Prémios Gazeta é hoje uma «referência indiscutível» do jornalismo português.

Na sessão de entrega dos Prémios Gazeta, o Presidente da República destacou o papel do Clube dos Jornalistas na defesa de um “jornalismo activo, sério e exigente”.


Gazeta 2003
Grande Prémio Gazeta para Ana Sousa Dias em 2003
O Grande Prémio Gazeta 2003, atribuído pelo Clube de Jornalistas e que tem o valor de 20 mil euros, distinguiu no passado dia 4 a jornalista Ana Sousa Dias pela qualidade das entrevistas que conduz no programa da RTP2 “Por Outro Lado”.
Foram também premiados Carlos Fino, que recebeu o Prémio Gazeta de Mérito pelas reportagens da guerra no Iraque para a RTP, e Liliana Garcia, a quem foi atribuído o Prémio Gazeta Revelação, no valor de 5 mil euros.

A repórter do “Jornal do Centro” - órgão que arrebatou o Prémio Gazeta de Imprensa Regional - foi galardoada pela sua peça “Prisioneiros da Serra Sobreviveram com Gelo e Laranjas”.

Segundo o Clube de Jornalistas (CJ), o júri distinguiu Ana Sousa Dias porque o registo “sóbrio, calmo e contido” da entrevistadora “prende o telespectador e dignifica o jornalismo”.

Os jurados enalteceram também a capacidade de entrevistar da jornalista, que “cria com os convidados uma discreta cumplicidade, abrindo-lhes o espaço, dando-lhes oportunidade e proporcionando as condições para que as atenções do público se centrem naquilo que é realmente importante”.

Por seu lado, o veterano Carlos Fino recebeu a Gazeta de Mérito pelo acompanhamento da guerra no Iraque, tendo o júri considerado que, nas suas reportagens - que constituem “um ponto alto no jornalismo de guerra” - sobressaíram “o sentido de oportunidade, o empenho, a coragem, o espírito de sacrifício e uma qualidade geral”.

Já no trabalho de Liliana Garcia o júri assinalou a “grande fluidez narrativa” do texto, adiantando que o mesmo foi escrito “numa linguagem simples e escorreita e denotando um notável sentido de atenção ao pormenor e de capacidade de ‘agarrar’ o leitor”.

O júri desta edição dos Prémios Gazeta foi composto por Eugénio Alves (presidente do CJ), Daniel Ricardo (CJ), Eduardo Gageiro (fotojornalista), Fernando Cascais (director do Cenjor), Fernando Correia (jornalista e docente universitário), Guiomar Belo Marques (CJ), Jorge Leitão de Barros (crítico de cinema e televisão), José Mário Costa (jornalista), José Rebelo (docente universitário) e José Paquete de Oliveira (sociólogo).


Gazeta 2002
Atribuídos os Prémios Gazeta 2002
Os Prémios Gazeta, do Clube de Jornalistas, já têm vencedores. A José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz foi atribuído o Grande Prémio Gazeta 2002, pelo trabalho “Annie: a vida fantástica...”. Marta Curto recebe o Prémio Revelação, o cartoonista Luís Afonso o Gazeta de Mérito e o jornal “Açoreano Ocidental” foi distinguido com o Prémio Imprensa Regional.
O júri dos Prémios 202 decidiu atribuir o Grande Prémio Gazeta aos jornalistas José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz, pelo trabalho “Annie: a vida fantástica...”, publicado no “Expresso”. O trabalho dos dois jornalistas versa “o percurso acidentado e verdadeiramente invulgar da filha de Silva Pais”, director da PIDE/DGS, “que acabou por ir viver para Cuba, onde casou e se rendeu aos ideais dos revolucionários da Sierra Maestra. Pela originalidade e singularidade do tema, qualidade e profundidade da investigação, agilidade da construção narrativa e destreza da escrita, este trabalho assinala um ponto alto num género jornalístico que, infelizmente, desde há vários anos tem vindo a ser pouco aplicado na nossa imprensa, ou a resvalar para terrenos pouco dignificantes”.

O Prémio Revelação 2002 foi atribuído a Marta Curto pela reportagem "As encantadoras de cavalos", publicado na revista “Pública”, que o júri considerou “reveladora de um apreciável domínio da escrita, uma assinalável capacidade de contar uma história prendendo a atenção do leitor, uma notável sensibilidade e, simultaneamente, uma excelente aptidão para a transmissão de sentimentos e sensações”.

O Prémio Imprensa Regional foi atribuído ao “Açoreano Oriental”. Fundado em 18 de Abril de 1835, é o mais antigo jornal português em publicação contínua e um dos mais antigos do mundo, “tendo ao longo da sua longa história, que já atravessou três séculos, desempenhado um importante papel na construção da unidade e na aproximação entre as ilhas do arquipélago”. Salienta o júri que “permanecendo fiel às suas origens – o seu estatuto editorial, ainda que actualizado na linguagem, continua a ser o mesmo da fundação –, o ‘Açoreano Oriental’, dirigido pelo ex-jornalista da TSF, Paulo Simões, tem demonstrado uma meritória capacidade de renovação e de adaptação aos novos tempos, contrariando assim com êxito os constrangimentos impostos pela insularidade a um jornalismo que se pretenda vivo e actual”.

O júri decidiu atribuir o Prémio Gazeta de Mérito ao cartoonista Luís Afonso, que, “com o seu Bartoon, no ‘Público’, e também com a sua colaboração em ‘A Bola’, vem desenvolvendo um continuado, atento e incisivo trabalho de acompanhamento crítico da realidade, num registo opinioso de características eminentemente jornalísticas”.

O júri dos Prémios Gazeta 2002 foi constituído por: Daniel Ricardo (CJ), Eduardo Gageiro (fotojornalista), Eugénio Alves (presidente do CJ), Fernando Cascais (director do Cenjor), Fernando Correia (jornalista e professor universitário), Guiomar Belo Marques (CJ), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema e televisão), José Mário Costa (jornalista), José Rebelo (professor universitário), José Manuel Paquete de Oliveira (sociólogo e professor universitário).

Os Prémios Gazeta, lançados há duas décadas pelo Clube de Jornalistas como forma de estimular e valorizar a qualidade na informação em Portugal, têm o patrocínio da PT – Comunicações e são anualmente entregues em cerimónia presidida pelo Chefe de Estado.
Sem imagem de perfil

De ni a 13.07.2006 às 11:14

Já agora, e como consta em jornalistas.online.pt:

2001

Grande Prémio "Gazeta" - Maria Augusta Seixas

Prémio "Gazeta" Revelação em Jornalismo - Paulo Pena

Prémio “Gazeta” Imprensa Regional - Jornal «Diário do Alentejo»

2000

Grande Prémio “Gazeta” – Amélia Moura Ramos

Prémio “Gazeta” Revelação em Jornalismo – Patrícia Paixão

Menção Honrosa Revelação em Jornalismo – Jaime Cravo

Prémio “Gazeta” Imprensa Regional – Jornal «O Interior»

1999

Grande Prémio “Gazeta” – Hernâni Carvalho, Jorge Araújo, José Vegar e Luciano Alvarez

Prémio “Gazeta” Revelação em Jornalismo – Sónia Andrade

Prémio “Gazeta” Imprensa Regional – Jornal «Setúbal na Rede»

Prémios “Gazeta” de Mérito – José Antunes e Rafael Correia

1998

Grande Prémio “Gazeta” – Tolentino de Nóbrega

Prémio “Gazeta” Revelação em Jornalismo – Daniel Oliveira

Menção Honrosa Revelação em Jornalismo – Sónia Morais Santos

Prémio “Gazeta” Imprensa Regional – Jornal «Primeira Linha»

1997

Grande Prémio “Gazeta” – Carlos Pinto Coelho

Prémio “Gazeta” Revelação em Jornalismo – Luís Osório

Prémio “Gazeta” Imprensa Regional – «Jornal de Sintra»

Prémios “Gazeta” de Mérito – Mário Mesquita e jornal «Expresso»

1996

Grande Prémio “Gazeta” – António Pedro Ferreira

Prémio “Gazeta” Revelação em Jornalismo – Catarina Carvalho

Prémio “Gazeta” Imprensa Regional – Semanário

«Transmontano»

1995

Grande Prémio Gazeta – Francisco Sena Santos

Prémio “Gazeta” Revelação em Jornalismo – António Sampaio

Menção Honrosa – Revelação em Jornalismo – Jorge Marmelo

Prémio “Gazeta” Imprensa Regional – «Matosinhos Hoje»

Prémio Especial

Prémio Macau – Ricardo Pinto

1994

Prémio “Gazeta” Reportagem de Imprensa – Maria Augusta Silva

Prémio “Gazeta” Reportagem de Televisão – Jorge Campos

Prémio “Gazeta” Reportagem de Rádio – Emídio Fernando e Alexandrina Guerreiro

Prémio “Gazeta” Foto-Reportagem – Orlando Teixeira

Prémio “Gazeta” Entrevista – Mário Bettencourt Resendes

Prémio “Gazeta” Crónica – Rui Cardoso Martins

Prémio “Gazeta” Cartoon – António Maia

Prémio “Gazeta” Jornalismo Regional – Américo Rodrigues

Prémio “Gazeta” Revelação em Jornalismo – Ana Margarida de Carvalho

Menção honrosa Revelação em Jornalismo – Filipa Melo

Prémio “Gazeta” Imprensa Regional – «Gazeta do Interior»

Prémios Especiais

Prémio Ambiente – José Manuel Fernandes

Prémio Macau – Paulo Coutinho

1993

Prémio “Gazeta” Reportagem de Imprensa – José Pedro Castanheira

Prémio “Gazeta” Reportagem de Televisão – Diana Andringa

Prémio “Gazeta” Reportagem de Rádio – João Paulo Guerra

Prémio “Gazeta” Foto-Reportagem – Inácio Ludgero

Prémio “Gazeta” Entrevista – Fernando Dacosta

Prémio “Gazeta” Crónica – João Carreira Bom

Prémio “Gazeta” Cartoon - Luís Afonso

Prémio “Gazeta” Revelação em jornalismo – Luís Vilalobos

Menção honrosa – Revelação em jornalismo – Mónica Pereira

Prémio “Gazeta Imprensa Regional – Jornal «O Ribatejo»

Prémio Especial

Prémio Macau – Carlos Pinto Santos

1992

Prémio “Gazeta” Reportagem de Imprensa – José António Cerejo

Prémio “Gazeta” Reportagem de Televisão – Jacinto Godinho

Prémio “Gazeta” Reportagem de Rádio – João Gabriel

Prémio “Gazeta” Foto-Reportagem – Luís de Carvalho

Prémio “Gazeta” Revelação em Jornalismo – Bárbara Reis

Menções honrosas Revelação em Jornalismo – Ana Lourenço, José Vegar, João Pedro Fonseca, Mário Cardoso e Sarah Adamopoulos

Prémio “Gazeta” Crónica – Manuel António Pina

Prémio “Gazeta” Cartoon – António

Prémio “Gazeta” Imprensa Regional – «Jornal do Fundão»

Prémios Especiais

Prémio Macau – Ribeiro Cardoso

Prémio Ambiente – Miguel Sousa Tavares

1991

Prémio “Gazeta” Reportagem de Imprensa – Victor Bandarra

Prémio “Gazeta” Reportagem de Televisão – Rui Araújo

Prémio “Gazeta” Reportagem de Rádio – David Borges

Prémio “Gazeta” Foto-Reportagem – Nuno Ferrari

Prémio “Gazeta” Revelação em Jornalismo – Luís Pedro Nunes

Menções honrosas Revelação em Jornalismo a: Cláudia Moura, Paulo Anunciação e Teresa Margarida Rebelo

Prémio “Gazeta” Crónica – Rui Cardoso Martins

Prémio “Gazeta” Cartoon – Pedro Palma

Prémio “Gazeta” Segurança Rodoviária – António Lage e Nuno Ferreira

Prémio “Gazeta” Imprensa Regional – Semanário «Jornal de Leiria»

Prémio Assembleia da República – Ana Sá Lopes e Angela Silva

1990

Prémio “Gazeta” Reportagem de Imprensa – Fernando Dacosta.

Prémio “Gazeta” Reportagem de Televisão – Laurinda Alves e Cândido de Azevedo.

Prémio “Gazeta” Reportagem de Rádio – João Almeida, Paulo Bastos e João Paulo Baltazar.

Prémio “Gazeta” Foto-Reportagem – Luís Vasconcelos

Prémio “Gazeta” Crónica – Fernando Brederode Santos

Prémio “Gazeta” Revelação em jornalismo – Catarina Portas

Prémio “Gazeta” Reportagem Sobre Segurança Rodoviária – João Paulo Velez

Prémio Especial

Prémio Macau – José Pedro Castanheira e António Pedro Ramalho Ferreira

1989

Prémio “Gazeta” Reportagem de Imprensa – Agostinho Santos

Prémio “Gazeta” Reportagem de Televisão – Maria Augusta Seixas

Prémio “Gazeta” Reportagem de Rádio – Sidónio Bettencourt

Prémio “Gazeta” Foto-Reportagem – Manuel Moura

Prémio “Gazeta” Revelação em Jornalismo – Helena Mendonça.

1988

Prémio “Gazeta” Reportagem de Imprensa – Joaquim Vieira

Prémio “Gazeta” Reportagem de Televisão – Manuela Figueiredo Martins

Prémio “Gazeta” Reportagem de Rádio – TSF

Prémio “Gazeta” Foto-Reportagem – Álvaro Geraldo

Prémio “Gazeta” Revelação em Jornalismo – Paula Sanches

Prémio “Gazeta” Reportagem sobre Segurança Rodoviária – Fernando Soares

1987

Prémio “Gazeta” Reportagem de Imprensa – Benjamim Formigo e José Júdice.

Prémio “Gazeta” Reportagem de Televisão – Ribeiro Cardoso

Prémio “Gazeta” Reportagem de Rádio – Adelino Gomes.

Prémio “Gazeta” Foto-Reportagem – Corrêa dos Santos

Prémio “Gazeta” Revelação – Rui Pereira

Prémio “Gazeta” Reportagem sobre Segurança Rodoviária – Alfredo Natal

Prémio “Gazeta” Reportagem sobre as Novas Tecnologias – Maria Clara Simões.

1986

Prémio “Gazeta” Reportagem de Imprensa – Paulo David.

Prémio “Gazeta” Foto-Reportagem – Rui Ochoa.

Prémio “Gazeta” Reportagem de Televisão – Joaquim Furtado.

Prémio “Gazeta” Reportagem de Rádio – António Cartaxo

1985

Prémio “Gazeta” Reportagem de Imprensa – Baptista-Bastos

Prémio “Gazeta” Reportagem de Televisão – Mário Lindolfo e Carlos Narciso

Prémio “Gazeta” Reportagem sobre Portugal publicada no estrangeiro – Guy Ackermann.

Prémio “Gazeta” Revelação em Jornalismo – Inês Pedrosa

1984

Prémio “Gazeta” Reportagem de Imprensa – Carlos Cáceres Monteiro e Rui Cartaxana (ex-aequo).

Prémio “Gazeta” Foto-Reportagem – Carlos Gil

Prémio “Gazeta” Reportagem de Rádio – Emídio Rangel, Carlos Júlio e Carlos de Carvalho.

Prémio “Gazeta” Reportagem de Televisão – Rui Araújo

Prémio “Gazeta” Reportagem sobre Portugal publicada no estrangeiro – Maria Luísa Corujo Alonso.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.07.2006 às 09:45

Ai, não deram nada às meninas Câncio e Lopes! Que injustiça!
Sem imagem de perfil

De Pedro Correia a 12.07.2006 às 20:02

Nem mais.
Sem imagem de perfil

De Vodka e Valium 10 a 12.07.2006 às 19:34

O facto de só mulheres terem sido distinguidas faz-me pensar numa crónica da Clara Ferreira Alves que reflectia isso e sobre isso no jornal britânico 'The Guardian' (creio).
Acabem-se de vez com os discursos de género e quotas e afins; o bom trabalho acaba sempre por ser reconhecido. Mais cedo ou mais tarde.

Comentar post



Corta-fitas

Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com




Notícias

A Batalha
D. Notícias
D. Económico
Expresso
iOnline
J. Negócios
TVI24
JornalEconómico
Global
Público
SIC-Notícias
TSF
Observador

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • JSP

    Só por curiosidade, e talvez um certo "refrigério"...

  • João Távora

    Muito bom. 

  • PSC

    Não concordo, João Távora.O sarilho fomos nós que ...

  • Anónimo

    E se em vez de "mandar papaias", decidisse experim...

  • campus

    Tem razão, chorar e rezar... e já agora muito mais...


Links

Muito nossos

  •  
  •  
  • Outros blogs

  •  
  • Links úteis


    Arquivo

    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2016
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2015
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2014
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2013
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2012
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2011
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2010
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2009
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2008
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2007
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2006
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D