Quarta-feira, 3 de Fevereiro de 2010
Suecos, suíços, finlandeses e outros velhos do Restelo

E agora, que voltou a falar o ministro premiado com as Obras Públicas por ter assinado um documento de economistas obscuros a favor de mais obras públicas, vem a propósito colar aqui, com a devida vénia ao autor, Nicolau Santos, um artigo publicado há anos, quando Portugal ainda era 27º no Índice de Desenvolvimento Humano, sob o título «Os Pobres Que Não Têm TGV»:

«A Noruega (1ª classificada no Índice de Desenvolvimento Humano) não tem TGV.
A Islândia (2ª), Austrália (3ª), Luxemburgo (4ª) e o Canadá (5ª) também não têm TGV.
A Suécia (6º) tem uma boa rede de pendulares no sul. O X2000 sueco não ultrapassa os 210 km/hora. O X2000 vai até Copenhaga mas os nacionalistas dinamarqueses não se queixam da localização do centro de decisão em Estocolmo.
Na Suíça (7º) passa o Cisaltino italiano, o ICE alemão e o TGV francês, todos mais ou menos devagarinho. O ICN suíço anda a 200Km/hora.
A Irlanda (8ª) não tem TGV.
A Bélgica (9ª) não tem TGV, mas o país recebe a visita do Eurostar e do Thalis. Os nacionalistas belgas não se queixam.
Os EUA (10ª) não tem TGV.
O Japão (11ª) tem TGV, 130 milhões de habitantes e é o segundo país mais rico do mundo.
A Holanda (12º) não tem TGV mas a Amesterdão chegam o Thalys e o ICE, a velocidade de pendular. Os nacionalistas holandeses não se queixam do controle estratégico franco-germânico. Os holandeses querem fazer o seu TGV, que vai andar nas mesmas linhas por onde andam os outros. A Holanda tem um PIB pc que é o dobro do português.
A Finlândia (13º) tem a Nokia mas não tem TGV.
A Dinamarca (14ª) não tem TGV, mas tem a Bang and Olufsen, a Dan Cake, a Lego e a Carlsberg.
A Grã-Bretanha (15º) não tem TGV. O Eurostar, em terras de sua majestade, move-se a passo de caranguejo. A Grã-Bretanha é a 6ª maior economia do mundo.
A França (16º) tem TGV. A França (ainda) é a 7ª maior economia do mundo e tem 60 milhões de habitantes.
A Áustria (17º) não tem TGV. A Áustria recebe a visita do ICE alemão em Viena, Linz e Innsbruck, mas por terras austríacos o TGV valsa devagarinho. Os nacionalistas austríacos não se queixam.
A Itália (18º) tem uns comboios que chegam a 250Km/h mas a média nunca passa dos 200. A Itália tem 60 milhões de habitantes. A Itália é a 8ª maior economia do mundo.
A Nova Zelândia (19ª) não tem TGV.
A Alemanha (20ª) tem TGV. Na verdade só tem uma linha de verdadeiro TGV, Colónia-Frankfurt e uma segunda, entre Nuremberga e Ingolstad a inaugurar em fins de 2006. O resto anda depressa mas mais devagar que os TGVs. A Alemanha tem a 5ª maior economia do mundo e tem 82 milhões de habitantes.
A Espanha (21º) também tem TGV. A Espanha tem 40 milhões de habitantes.
Hong Kong (22º) não precisa de TGVs.
Israel (23º), Grécia (24º), Singapura (25º) e Eslovénia (26º) não têm TGV.
Portugal vem logo a seguir.
Também há TGVs na China (1300 milhões de habitantes), Taiwan (23 milhões) e na Coreia do Sul (50 milhões).»

Quando um punhado de governantes insiste numa solução que parece ruinosa às mais respeitadas instituições internacionais e aos mais sérios especialistas nacionais, tem que se perguntar qual será o motivo - que não é óbvio nem transparente - para tanta veemência e teimosia?

 


Etiquetas:

publicado por José Mendonça da Cruz
link do post | comentar | partilhar

6 comentários:
De Ega a 3 de Fevereiro de 2010 às 12:47
O melhor é não fazer muitas ondas. Pode passar pela cabeça do nosso 1ª construir uma torre mais alta do que a do Dubai.
Em Portalegre, Beja ou Bragança, claro...


De Fortuna a 3 de Fevereiro de 2010 às 15:51
Pois é, o melhor é não fazer... Faz-se antes um parque temático, ou dois, que o povo fica na mesma contente e custa mais barato.


De Ega a 3 de Fevereiro de 2010 às 19:27
O Fortuna teve uma ideia magnifica. E em vez do TGV podia o Governo mandar espalhar por aí umas montanhas russas. Vai dar tudo ao mesmo. Andam sobre carris,`en grand velocité e, com a incuria nacional sempre presente, dão regularmente lugar a uns acidentes em que lá morre meia família.
O pratinho do costume para a 1ª página dos noticiários televisivos e para o ministro da tutela ordenar a abertura de mais um inquérito.

A custos muito mais baixos, ganham todos: as crianças, os feirantes, os funcionáros públicos, os sapadores bombeiros e até os agentes funerários, quando não.


De Velho da floresta a 3 de Fevereiro de 2010 às 18:56
O facto de o TGV ser uma má opção se não em todos, pelo menos em muitos aspectos já não é novidade para ninguém, que não deveria ser realizado é uma constatação que só o governo contesta, por causa dos vários acordos feitos no passado. Pode ser que com a queda dos trajectos Porto-Vigo e Porto -Lisboa, também o trajecto Lisboa-Madrid seja suspenso sine die, era realmente uma boa ideia.


De SeaKo a 3 de Fevereiro de 2010 às 19:48
Inglaterra vai ter TGV: http://en.wikipedia.org/wiki/High-speed_rail_in_the_United_Kingdom
EUA já estão a construir o TGV (a começar na Florida): http://en.wikipedia.org/wiki/High-speed_rail_in_the_United_States
etc etc
+ http://en.wikipedia.org/wiki/High_speed_train


De Jorge a 4 de Fevereiro de 2010 às 19:36
É interessante como as opiniões mudam como os ventos, que ora sopram em rajada vindos do oceano, são são abrasadores vindos de Espanha. É tudo uma questão de tempo. Como se pode ver aqui:

http://fliscorno.blogspot.com/2009/12/podemos-nao-fazer-o-tgv-sr-nicolau.html


Comentar post

Corta-fitas
Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com

visitante(s) em linha
Extensões

 Corta-fitas no Facebook

 Corta-fitas no Twitter

 Canal de vídeos

Colaboradores
Pesquisar neste blog
 
últ. comentários
E curiosas. Ou complicadas?
vidas cheias.
O Sampaio é de esquerda, por isso pode dizer o que...
Não será até mau negócio, mas a comissão bancária ...
E, como já foi referido no CF, o que PPC afirmou f...
Notícias
D. Notícias
Portal Lisboa
Público
iOnline
TSF
TVI24
Oje
Global
SIC-Notícias
D. Económico
Add to Technorati Favorites
Posts recentes

A pieguice instrumental

Facebook Initial Public O...

Gente realmente important...

Pensamentos do Dalai Lima

A cabrada ou Paris?

Publicidade

Pensamentos do Dalai Lima

Mariquinhas pé-de-salsa

O rei dos piegas

Olha, e se fosses ...

Proprietários de imóveis,...

Monarquia

Meia dúzia

Chegando à ponte, à direi...

Pensamentos do Dalai Lima

Sinais a ter em conta

Oh Baby Dry Your Eyes

Que venha então tal refer...

Tolerância de ponto no Ca...

Carta aos editores desast...

Momentos de um país de do...

O quê, eles não dão toler...

Pensamentos do Dalai Lima

Tempo para patriotas, não...

O direito à solidão

Arquivos

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Subscrever feeds
Páginas & Letras