Domingo, 12 de Outubro de 2008
A Cruz Dela, Senhor!

 

 Óleo alusivo de George Bellows

 

12 de Outubro marca mais um aniversário passado sobre a execução de Edith Cavell, Vida exemplar pela renúncia ao estatuto de herdeira rica, viajada e fútil, para mergulhar no serviço e no sacrifício, antes ainda de se inventar o Destino que, colhendo-A, a tornou venerável.

Não alinho em tornar as autoridades militares Alemãs os maus da fita. A participação da Generosa Enfermeira na rede que permitiu a soldados aliados fugir estava muito para além das actividades consentidas pela cobertura da Cruz Vermelha a que pertencia. E a própria declarou que sabia a pena que arriscava. Mas nem pela simpatia dos neutros, nem pela propaganda Britânica que A endeusou, devemos esquecer que, de facto, existiu, Que foi real a recusa de um dos soldados do pelotão de fuzilamento em tomar parte no castigo, o que demonstra mais uma inépcia da contemporaneidade, ao transformar em carrascos homens comuns, contrariamente ao Ancien Régime, que confiava a macabra tarefa a profissionais mais coriáceos.

E que, mais do que o amor ao seu País numa Mulher, foi o afecto pela Humanidade inerente à profissão que escolheu que fez apiedar-se do sofrimento de uma geração atirada para trincheiras escusadas. As últimas palavras proferidas revelam-no: Entendo que o Patriotismo não é suficiente. Tenho de ser capaz de não alimentar ódio ou amargura contra quem quer que seja.

A canção com que ganhou coragem na véspera do dia fatal era a de Henry Lyte em face de um agonizante e rezava assim:

 

 

Abide with me: fast falls the eventide;
The darkness deepens; Lord, with me abide!
When other helpers fail, and comforts flee;
Help of the helpless, oh, abide with me!

Swift to its close ebbs out life's little day;
Earth's joys grow dim, its glories pass away;
Change and decay in all around I see;
O Thou who changest not, abide with me!

Hold Thou Thy cross before my closing eyes;
Shine thro' the gloom, and point me to the skies;
Heav'n's morning breaks, and earth's vain shadows flee;
In life, in death, O Lord, abide with me

 

Se aprendermos a render o preito devido aos que foram melhores do que nós, não estaremos a ser um bocadinho menos maus?


Etiquetas:

publicado por Paulo Cunha Porto
link do post | comentar | partilhar

Comentários:
De PALAVROSSAVRVS REX a 12 de Outubro de 2008 às 15:44
Pois, Paulo, mas a igualização dos direitos extrapolou uma igualização generalizada que faz com que poucos reparem e rendam preito a algumos devido à abnegação e ao sacrifício revelados em nome de valores de uma nobreza e de uma validade a toda a prova.

São tempos de grande cegueira: o preto está reservado às estrelas do fútil.


De Ana Vidal a 12 de Outubro de 2008 às 16:06
Estamos, Paulo, sem dúvida.
São estes os que eu mais respeito e admiro: os que põem a humanidade acima de um patriotismo que é, frequentemente, um excelente alibi para cometer as mais diversas atrocidades e injustiças.


De Cristina Mendes Ribeiro a 12 de Outubro de 2008 às 17:50
Sim, exemplos destes são para não esquecer, e quando somos tentados a desacreditar na Humanidade, porque vemos tanta mesquinhez, cegueira, como bem diz Joshua, e desilusão, é para eles que temos de olhar.
Beijo


De Paulo Cunha Porto a 12 de Outubro de 2008 às 18:56
Meu Caro Joshua,
é, a cultura dominante sente-se desconfortável com os Exemplos Admiráveis. Nada que não seja conhecido de todas as épocas de decadência da História.

Querida Ana, claro que o Patriotismo também deu muitas abnegações notáveis e também está presente no instante decisivo da acção de Cavell. Mas pensar um passo além é sempre uma superação.

Querida Cristina,
a época não ajuda, é certo, Julgo que as palavras finais da supliciada são do mais conforme à Mensagem Evangélica; e que estarão para lá do que eu, por exemplo seria capaz.
Beijinhos e abraço


De ATAEJ a 12 de Outubro de 2008 às 19:12
Caro Paulo, prevaleço-me da incontroversa oportunidade deste post, para o baptismo da minha sigla, que o Paulo apadrinhou :):):):)


De Paulo Cunha Porto a 12 de Outubro de 2008 às 21:12
Querida ATAEJ,
que alegria saber que a sugestão não desagradou! E ninguém pode dizer que seja designação falha de originalidade!
Quanto ao postal, triste é que o muito sentido que faz no Presente seja por contraste com o que percepcionamos...
Beijinho


De fugidia a 12 de Outubro de 2008 às 22:19
Sim, Paulo, espero que sim.
Embora o meu amigo, com mais este belíssimo post, seja muito menos mau do que eu... e digo-o a sério.
Um beijinho.


De Paulo Cunha Porto a 13 de Outubro de 2008 às 12:02
Pronto, lá está o afecto da Fugidia a fazer-me pavonear com as penas alheias. As de Edith Cavell, no caso.
Beijinho


De fugidia a 13 de Outubro de 2008 às 23:50
Nada disso, meu querido amigo!
Beijinhos.


De Paulo Cunha Porto a 14 de Outubro de 2008 às 08:06
Sempre Magnânima!
Beijinho


Comentar post

Corta-fitas
Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: bloguecortafitas(arroba)gmail.com

visitante(s) em linha
Extensões

 Corta-fitas no Facebook

 Corta-fitas no Twitter

 Canal de vídeos

Colaboradores
Pesquisar neste blog
 
Pela Liberdade

Todos pela Liberdade | 11 Fev | 13h30 | Frente à A.R.

Add to Technorati Favorites
Posts recentes

Sócras na escola

Seja de esquerda. Ca...

Ideias boas para o n...

Justiça formal é ist...

E eles gostam? E pre...

Frases que impõem re...

Só lhe fica bem...

Nestes dias vale a p...

Medo, hesitação, con...

A Europa já não lhes...

Levantemo-nos do chã...

Os amigos são para a...

Piadas fáceis

Yes, Prime Minister

Faltam menos de 48 h...

Não batam mais no ce...

Pela Liberdade - ass...

Como eu o percebo...

A matilha

Frases que impõem re...

5.ª feira vamos estr...

Liberdade e Fantasma...

O primeiro-ministro ...

Levantemo-nos do chã...

A democracia não é u...

Arquivos

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Subscrever feeds