Terça-feira, 16 de Setembro de 2008

João Miranda interroga-se sobre qual será a origem dos 100 mil milhões disponibilizados pelo BCE em apenas dois dias. Eu acredito que nenhuma. Os 100 mil milhões não existem. O dinheiro, em geral, não existe. Para cada nota de 500 euros que (não) temos na mão há 500 milhões de virtuais zeros e uns, debitados de umas contas para outras contas, como descobrirá qualquer tipo que para se divertir junte uns amigos e se desloque com eles à sua instituição financeira para de lá retirarem todo o guito que têm (ou julgam ter).

As empresas devem somas aos bancos que por sua vez devem somas a outros bancos mais poderosos. Para além disso, transacções ocorrem que não são mais do que isso: Números transportados de um lado para o outro e que se convertem em números maiores ou mais pequenos.  O capitalismo assenta na fé de que há dinheiro. Umas vezes mais e outras menos, mas há. Eu não teria tanta certeza. 


Etiquetas:

publicado por João Villalobos
link do post | comentar

4 comentários:
De Anónimo a 16 de Setembro de 2008 às 17:06
Pergunte mas é isso à Ritinha, que ela tem pinta de saber.


De AhNónimo a 16 de Setembro de 2008 às 17:08
A criada e a telefonista do sr JV também têm fé de que há dinheiro. Mas eu não teria tanto a certeza.


De Pires Coxo a 16 de Setembro de 2008 às 17:11
É por essas e por outras que eu concordo com o Jerónimo. Que se aumentem ordenados e pensões e que se lixe o défice, que não passa de um número qualquer.


De jccatarino a 16 de Setembro de 2008 às 20:25
Lembra-me o homem de negócios de O Principezinho...


Comentar post

Corta-fitas
Inaugurações, implosões, panegíricos e vitupérios.

Contacte-nos: corta-fitas@sapo.pt

visitante(s) em linha
Extensões

 Corta-fitas no Facebook

 Corta-fitas no Twitter

 Canal de vídeos

Colaboradores
Pesquisar neste blog
 
Arquivos
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Subscrever feeds